Telemóvel
Antigamente, a única forma de comunicação à distância para a população surda eram através de cartas, que demoravam bastante a chegar ao destinatário. Posteriormente com a evolução das tecnologias surgiu o Pager também chamado de bip, que tinha como função trocar mensagens de texto e funcionava através de vibrações.
Contudo, apesar da possibilidade de enviar mensagens através de cartas, e trocar mensagens instantâneas através do Pager, a comunicação á distância era ainda muito dificultada pois a carta demorava a chegar, e através do pager não se conseguia responder ás mensagens.
Surgiu então mais tarde o telémovél. Com o telemóvel surgiu a possibilidade de enviar e receber mensagens quase instantanêamente. Como a tecnologia está sempre a evoluir, a tecnologia relacionada com os aparelhos movéis também evoluiram.
O telemóvel, surgiu numa primeira fase como meio de troca de mensagens e chamadas de voz, evoluindo para chamadas de vídeo com baixa qualidade.
Mais tarde essa qualidade melhorou significativamente e nos dias de hoje podemos ter acesso a telemóveis indicados exclusivamente á população surda, com alta qualidade de imagem e um tamanho favorável que facilita a percepção da troca de informação através da Língua Gestual.
Em Portugal Este serviço foi disponibilizado pela primeira vez no país pela rede telefonica Vodafone.
Assim, as pessoas surdas ou pessoas com deficiência auditiva passaram a poder utilizar o telemóvelcom video-chamada graças a um serviço em Língua Gestual Portuguesa (LGP) promovido pela Vodafone.
Este serviço foi criado para colmatar as dificuldades específicas na comunicação de pessoas possuidoras de deficiência auditiva, ficando disponível através de uma videochamada gratuita para o número 12717 nos dias úteis, entre as 9h00 e as 20h00.
Informação adaptada do seguinte site.