Várias Línguas Gestuais
A expressão "língua gestual" refere-se à língua materna de uma comunidade surda. As línguas gestuais são línguas naturais, que surgem e desenvolvem-se naturalmente, como as línguas orais. Esta língua é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a recepção é visual. Tem um vocabulário e gramática próprios.
Há quem pense que a língua gestual é igual em todo o mundo, o que não é verdade. Assim como as línguas orais, as línguas gestuais desenvolveram-se naturalmente, e assim sendo, cada comunidade tem a sua. Existem países com diversas línguas gestuais e em todo o mundo existem dezenas de línguas gestuais diferentes. Além disso, os surdos sentem as mesmas dificuldades que os ouvintes quando necessitam comunicar com outros que utilizam uma língua diferente. Por isso, cada país (e, por vezes, região dentro de um país, como acontece no Québec onde é usada a Língua Gestual Quebequiana ao invés da Língua Gestual Americana no resto do país) tem a sua própria língua gestual. No entanto alguns referentes culturais são semelhantes entre todas as comunidades surdas.
Para acrescentar, como qualquer língua oral, a língua gestual possui variantes dentro do seu próprio órgão (idioma), alterando, relativamente, de região para região e dependendo do grau de instrução e das profissões dos surdos em cada uma das regiões. Existem, por isso, dialetos regionais.