Língua Americana

Pouco se sabe sobre a língua gestual americana, antes de 1817. Na maioria das comunidades havia poucos surdos que se apresentavam em sociedade, e para se comunicarem utilizavam os gestos caseiros, isto é, gestos inventados e utilizados dentro do contexto familiar de forma a facilitar a comunicação. No entanto existiam várias comunidades onde a incidência de pessoas surdas era bastante alta, utilizando estes uma língua gestual reconhecida por essa mesma comunidade ou em algum casos aldeias. Foi nestas comnidades que se iniciaram as primeiras escolas para os surdos. Cuja mais famosa escola é a Martha’s VineyaBirth of American Sign Language and the American School for the Deaf.

O Estado unido da america deve muito ao Thomas Hopkins Gallaudet, um energético ministro do congresso que se interessou pela surdez e pela comunidade surda devido ao convívio com a filha surda do seu vizinho, Alice Cogswell. Gallaudet viajou para a Europa em 1815 quando tinha 27 anos, para estudar os métodos de comunicação com as pessoas surdas. Enquanto estava em Inglaterra  conheceu o Abade Roche Ambroise Sicard que o convidou para estudar na sua escola para surdos em Paris.

Após vários meses Gallaudet voltou para o Estados Unidos com Laurent Clerc, um professor surdo de língua gestual da escola em Paris para ensinar língua gestual na Hertford college.

O método de ensino de Laurent Clerc era em língua gestual francesa. Os seus alunos apreenderam esses sinais para os seus estudos. No entanto, para o uso do dia-a-dia emprestaram e alteraram alguns desses gestos e misturaram-nos com a sua própria língua gestual. Enquanto os alunos e os professores de Hortford espalhavam os metódos de ensino do Clerc na sua original e com na também com os gestos modificados por eles, a comunicação entre as pessoas surdas adiquiriu formas identificáveis. 

Isso evolui na Língua Gestual Americana (ASL), utilizada na educação e assimilado nas vidas da população surda americana e na sua cultura.

Consequentemente, cerca de dois terços da ASL têm origens na Língua Gestual Francesa. Existem ainda de palavras na ASL que significam o mesmo e tem os mesmos gestos que a Língua Gestual Francesa como por exemplo:

 wine(vinho) = vin; hundred(cem) = cent; look for(procurar) = chercher.

Informação retirada do seguinte site.