Língua Portuguesa

 

Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a língua através da qual a maior parte da comunidade surda , em Portugal , comunica entre si.

Inicialmente, em Portugal, a comunicação através da língua gestual era proibida, assim, os surdos falavam entre si através da língua gestual clandestinamente. O governo não reconhecia a LGP como língua materna das crianças surdas, tendo-as deixado à mercê da boa vontade (ou não) dos professores do ensino regular. Entre grupos restritos de surdos, sem qualquer forma de poder ser fixada, uniformizada ou padronizada, a LGP foi-se desenvolvendo. Não havia intérpretes nas escolas, todos os Surdos eram obrigados a comunicarem-se oralmente. No entanto, a língua gestual foi se dsesenvolvendo e tinha já uma estrutura forte.

Contudo desde 1997, a Língua Gestual Portuguesa passou a ser uma das línguas oficiais de Portugal, junto com a Língua Portuguesa e o Mirandês, depois de várias lutas da comunidade surda para a oficialização desta na constituição portuguesa.

Assim nos termos do artigo 74.º da Constituição da República Portuguesa a língua gestual portuguesa passou assim com a seguinte redacção «na realização da política de ensino incumbe ao Estado (...) proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades», a ser considerado a língua materna da comunidade surda.

A língua gestual portuguesa assim como todas as outras línguas gestuais possui uma dactilologia, isto é, o alfabeto manual da língua gestual como meio de apoio utilizada para definir os conceitos que não possuem gestos definidos. Relativamente à ordem dos elementos na frase em LGP, esta usa uma estrutura específica, não acompanhando a mesma ordem das frases da língua portuguesa. Não existe consenso quanto a qual a ordem predominante: alguns linguístas afirmam que pode ser 'sujeito-objeto-verbo' (S-O-V), outros que é 'objeto-sujeito-verbo' (O-S-V). Nas frases interrogativas, recorre-se à expressão facial, combinada com o recurso a pronomes interrogativos, que ocorrem no final da frase. As frases negativas pode ser elaboradas de diversas maneiras, por exemplo, recorre-se à expressão corporal, especialmente o movimento da cabeça, ou executa-se o gesto NÃO ou ainda utilizando uma forma específica de verbo na forma negativa, como por exemplo NÃO QUERER. 

 

Informação adaptada do seguinte site.