Língua Sueca
A língua gestual sueca é a própria da comunidade surda da Suécia. As origens da língua gestual sueca remontam ao ano 1800. A primeira escola para pessoas surdas foi criada em 1809. Está próxima das línguas gestuais norueguesa e dinamarquesa.
O governo sueco foi o primeiro país a reconhecer oficialmente a língua gestual como primeira língua das pessoas surdas, em 1981. Desde então, a língua gestual é matéria de aprendizagem e língua de instrução para as pessoas surdas. Existem escolas para pessoas surdas onde se faz ensino bilingue: língua gestual e sueco falado, a Língua Gestual Sueca é também ensinada na Universidade de Estocolmo.
Existe ainda uma outra variante da língua gestual sueca, a língua gestual finlandesa-sueca, esta língua gestual é própria das pessoas surdas que vivem nas zonas de fonteira entea Suécia e a Finlândia. Esta língua gestual está próxima da língua gestual finlandesa, tão próxima que alguns linguístas consideram que é um dialecto.
A maioria dos utilizadores da língua gestual finlandesa-sueca é de idade avançada. A língua encontra-se em perigo de extinção. Apesar disso, nos últimos anos foi iniciado um projecto de investigação sobre língua.
Informação retirada do site